Durante solenidade no Tribunal de Justiça do Piauí, em que a Corregedoria apresentou relatório sobre o tráfico de drogas em Teresina, o desembargador Edvaldo Moura disse que em seu entendimento não vislumbra qualquer possibilidade de se ter um efetivo combate ao tráfico no estado.
"O que mais parece ser viável é a liberação do uso das drogas, como fizeram países como Uruguai e Portugal. Na verdade trata-se de uma tragédia social que afeta a todos", comentou o desembargador em seu discurso.
O RELATÓRIO DAS DROGAS
O relatório, produzido a partir da análise 258 processos da 7ª Vara de Teresina, tem 44 páginas e foi feito pelo Corregedor Geral de Justiça, Francisco Paes Landim Filho, e pelo professor Williame de Carvalho e Silva.
O tempo do levantamento foi de 10 meses e teve início em abril de 2012 e fim em fevereiro de 2013. Já a coleta dos dados teve o período de três meses, sendo iniciada em junho e encerrada em setembro.
DELITOS
Dentre as prisões da população carcerária masculina, 29% foram por roubo, 20% por tráfico de entorpecentes, 16% por homicídios.
Já entre as mulheres, os números são 59% de prisões por tráfico de drogas, seguido de de 11% por roubo,9% por furto e 7% por homicídio.
Este dado chamou atenção de todas as autoridades presentes no lançamento do relatório pelo fato de as mulheres estarem cada vez mais assumindo o papel do homem no tráfico de drogas.
“O home vai preso, mas isso não significa que aquela boca de fumo que ele comandava acaba, porque no outro dia a esposa dele assume o tráfico”, comenta o secretário de Segurança Robert Rios.
CRIME ORGANIZADOApesar de não ser maioria, 42% dos presos por tráfico de drogas em Teresina confirmaram terem relação com o crime organizado, caracterizando aqui um domínio crescente de grupos interestaduais comandando o tráfico de drogas em Teresina.
MAIS DADOSO relatório aponta ainda que 76% dos acusados com processos na 7ª Vara são homens e 24% mulheres; que a maior parte dos presos por tráfico de drogas (53%) tem entre 20 e 39 anos; que a maioria dos traficantes é solteira (64%); que 70% da população carcerária é considerada parda; que os presos por tráfico possuem apenas ensino fundamental em sua maioria (62%), dentre outros.
BAIRROS COM MAIS TRAFICANTES
O Dirceu aparece em primeiro lugar com 6%, seguido da Primavera, São Joaquim e Santo Antônio
DROGA PREDOMINANTE
Segundo o relatório, o crack é o mais ocasiona prisões em Teresina, 61% segudi de maconha com 25% e cocaína com 11%.
Fonte: 180 Graus
Postar um comentário